Futebol

ERC coloca entraves ao projeto rádio “Benfica FM”

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias do SL BENFICA

O projeto da Rádio do Benfica está em marcha e vai avançar, mas, numa deliberação a que A BOLA teve acesso, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) esclarece que não autoriza a «modificação do projeto, para a tipologia temática desportiva». Autoriza, no entanto, a alteração «de denominação dos serviços de programas de Batida FM, Batida FM Moita, Batida FM Cantanhede e Batida FM Maia, para respetivamente Benfica FM, Benfica FM Moita, Benfica FM Cantanhede e Benfica FM Maia».

A ERC entende que o projeto enfatiza excessivamente o universo do Benfica, dirigindo-se preferencialmente aos adeptos e simpatizantes do clube, o que não assegura o cumprimento da Lei da Rádio, a promoção do pluralismo social e cultural e a garantia de uma programação destinada ao interesse geral. Um risco que ganharia dimensão nos municípios onde só existe um serviço de radiodifusão local, como Cantanhede.

O regulador avisa, também, que não ficará assegurada a independência do operador de rádio face ao poder económico do Benfica, preocupando-se com a elaboração da grelha e orientações da programação. Face à inexistência nas áreas de uma rádio de tipologia desportiva, teme a ERC que se trate de um segmento demasiado restrito e dependente da agenda do Benfica.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias do SL BENFICA

O regulador demonstra, portanto, preocupação com o respeito pelo pluralismo, independência editorial e obrigatoriedade de serviço ao interesse geral da comunidade.

Comment here