Basquetebol

Benfica causa surpresa: Recusa troféu de campeão por protesto contra Federação de Basquetebol

O Benfica, neste dia 11 de junho de 2023, venceu novamente no reduto do Sporting, por 101-85, conquistando assim o título de bicampeão nacional de basquetebol, após ganhar por 3-1 no quarto jogo da final dos play-offs. No entanto, após o apito final, o Benfica recusou receber o troféu no Pavilhão João Rocha, em protesto contra a Federação Portuguesa de Basquetebol e o seu Conselho de Disciplina.

Os encarnados criticaram o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol por permitir que Travante Williams, base do Sporting que foi expulso e, mais tarde, identificado depois de ter empurrado um polícia no túnel de acesso aos balneários, ter sido utilizado neste quarto encontro dos play-off.

Norberto Alves, o treinador do Benfica, festejou juntamente com os jogadores a vitória da equipa, conquistando pela segunda vez consecutiva o título de campeão nacional de basquetebol, num jogo disputado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, 11 de junho de 2023. No entanto, a festa não foi completa, pois os jogadores recusaram receber o troféu em protesto à Federação de Basquetebol.

A equipa do Benfica mereceu a vitória ao longo dos quatro jogos do play-off que disputou. O último confronto foi muito disputado, com muita emoção, mas os encarnados dominaram a maior parte do tempo e acabaram por consolidar a vitória com uma vantagem de 16 pontos.

A atitude de recusar o troféu por parte do Benfica foi muito corajosa e demonstrou a insatisfação da equipa em relação à decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol. O protesto foi uma forma de expressar o descontentamento do clube e dos jogadores em relação ao regulamento e à gestão do órgão máximo do basquetebol português.

No entanto, o Benfica merece os parabéns por ter mostrado a sua qualidade e por ter vencido com todo o mérito a competição. A equipa encarnada foi superior ao Sporting em todos os jogos dos play-offs, o que demonstra a sua grandeza e o seu empenho nesta modalidade. Agora é tempo de celebrar esta grande conquista e olhar para o futuro, com a certeza de que o Benfica vai continuar a ser uma referência no basquetebol português.

Comment here