Futebol

Rafa de saída

É sabido que Jorge Jesus vai operar uma limpeza no plantel do Sport Lisboa e Benfica. Tudo o que é jogador da formação vai sair para ir nascer 10 vezes, todos aqueles que forem mais franzinos serão emprestados ao Estrela da Amadora para ir ganhar caparro (sim, até tu, Weigl) e todos aqueles que forem sul americanos têm lugar cativo. O costume.

Mas entra aqui um bocado fora de contexto a eventual saída de Rafa Silva. O extremo já era um desejo de Jorge Jesus quando ele decidiu ser traidor e ir tentar fazer alguma coisa naquele pobre gimnodesportivo do outro lado da circular, mas como o rapaz sabe que o verde não lhe faria sobressair o tom de pele fez a opção certa (ou então não) e veio jogar para o Benfica. O problema está que nestes anos todos o Rafa que tanto prometia com o vermelho do SC Braga nunca demonstrou o seu potencial com o vermelho bonito e verdadeiro, o do SL Benfica.

Rafa é um jogador frustrante, porque tem talento desperdiçado numa cabeça fraca. E eu até percebia se ele estivesse a passar por uma fase Taraabt Vintage e desperdiçasse o talento em gajas, noite e vinho, mas não. Desperdiça unicamente para ficar ali no campo, com ar de quem tem o mundo às costas e não sabe como vai pagar a conta da água ao final do mês. Com esta cara de cu, mesmo

E esta.

E ainda esta.

 

Ajudando à festa, pouco antes do início da pandemia, mesmo a contar que o Apocalipse estivesse a chegar (e não falo do covid-19, falo mesmo do resto da época do Benfica) o empresário de Rafa acha boa ideia vir:

  1. Falar com a imprensa.
  2. Falar com a imprensa sobre Rafa, quando de certeza tem outros jogadores com que preocupar. E se não tiver é porque não deve ser lá muito bom empresário.
  3. Vir dizer que Rafa está a precisar de dar o salto para fora do Benfica.
  4. E que esse salto passará pelo futebol inglês.
  5. Sim, com o Brexit e tudo.

Ora, tudo isto me pareceu de muito mau tom a meio de uma temporada, mas até dava de barato se tivesse notado que o jogador continuava empenhado e ligado ao clube. Mas fosse esta vontade de sair, fosse por fazer parte do plano maléfico engendrado entre ele, Pizzi e André Almeida para colocar Bruno Lage fora do clube, fosse por algum tipo de obstipação crónica que não aparece no boletim clínico, a verdade é que Rafa desligou completamente do clube. É um jogador que tem tanto de capacidade técnica, uma velocidade supersónica aliada a uma recepção deliciosa e até a finalização tem sido substancialmente melhorada nos últimos anos, mas… Falta cabeça. Falta capacidade de conseguir lidar com a pressão inacreditável que é ser jogador do Benfica. Creio que falta auto-confiança. É só ver que passou daquele que provavelmente era o melhor jogador do plantel para suplente de Franco Cervi. SUPLENTE. DO. CERVI. É triste.

O Benfica tem consciência de que Rafa não está feliz na Luz e equaciona deixá-lo ir naquela estrada, rumo a um clube que o faça mais feliz e que dê mais dinheiro ao empresário. Jorge Jesus não irá forçar a manutenção de um jogador que em vez de ser uma mais-valia para a equipa não está comprometido com o clube e poderá acabar por afectar o balneário.

Por outro lado, gostaria que fosse dada a oportunidade de Rafa viver com um bocadinho de tough love do JJ. Acredito honestamente que seja o treinador indicado para levar Rafa ao patamar que todos sabemos ter ali escondidinho, mas o qual parece difícil de alcançar. O ano passado e na primeira parte desta época até à lesão esteve perto, muito perto, daquilo que ele pode ser. E espero daqui a um ano poder estar a fazer outro post com Rafa ainda como jogador do Benfica, a ser considerado o melhor jogador do campeonato e com esta atitude.

Comment here